COMPARAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO: PROCESSOS versus PROJETOS
Fonte: Texto integral do Item 1.6 Formato do Projeto, pg 7-8, Administração da Construção Civil, Halpin e Woodhead, 2004. LTC Editora
Ao contrário das outras indústrias manufatureiras que fabricam um grande número de unidades, tais como automóveis ou aparelhos de televisão, a indústria da construção em geral se restringe à produção de um único e singular produto final.
Isso significa que o produto da indústria da construção é um produto cujos projetos e método de fabricação são únicos. É um produto único estilizado em termos de função, aparência e localização. Em alguns casos, unidades basicamente similares são construídas, como é o caso de conjuntos residenciais de casas ou apartamentos ou redes de restaurantes fast-food, mas mesmo nesses casos as unidades devem ser adaptadas e estilizadas de alguma forma.
A produção em massa é típica da maioria das atividades manufatureiras. Alguns setores manufatureiros fazem grande número de unidades ou de conjuntos de unidades que são exatamente os mesmos. Qualquer tem é projetado para ser fabricado muitas vezes. As empresas fabricam muitas repetições de uma mesma unidade (por exemplo, aparelhos telefônicos, garrafas térmicas etc.) e vendem em grande número para garantir o lucro. Em alguns casos, necessita-se de um número limitado de produtos, como, por exemplo, um transformador ou uma turbina de hidroelétrica, que podem ser fabricados em poucas unidades para atender às necessidades de um cliente específico. Essa produção de um número limitado de unidades similares é denominada de produção em lotes.
A produção em massa e a produção em lotes não são típicas da indústria da construção (ver Fig. 1.8). Como a indústria é orientada para a produção de unidades únicas e singulares, a forma como essas unidades são fabricadas é chamada de formato de projeto.
Tanto o projeto como a produção dessas unidades são realizados dentro de um quadro específico de projeto; isto é, quando se fala de um projeto desse tipo, está-se falando de uma construção única.
IMPORTANTE: O foco do gerenciamento da construção é o planejamento e o controle dos recursos relativos a um quadro de um projeto. Isso é um contraste em relação a outros setores manufatureiros que estão interessados na aplicação de recursos ao longo da vida de uma produção de muitas unidades.