Mensagens do blog por Prof Silvio Wille, PhD

Todo o mundo

Nesta última terça feira eu participei de novo encontro do GRUPO DE ESTUDOS voluntário no Guia PMD Pro. Este guia é voltado para a profissionais que atuam em projetos sociais, na área de gerenciamento de projetos. PMD PRO foi produzido pela PM4NGOs.

O objetivo do grupo, formado na sua quase totalidade por profissionais da ASID Brasil, é obter a certificação internacional do PMD PRO.

Estou gostando demais dos encontros, pois além do estudo do guia propriamente dito, ele é recheado de relatos de situações e experiências em projetos sociais. Como minha experiência principal é em projetos de entidades com fins lucrativos, entrar no mundo de projetos sociais, ONGs, etc tem trazido muitos novos conhecimentos.

Uma coisa já está muito clara para mim: estas entidades precisam de voluntários não apenas para implementar as ações sociais, mas também - e muito - para gerenciar os projetos de ações sociais!!!

Agradeço a Caroline Ananias Ferronato, o Flavio Santos, a Mariana Barth T. Pasin e s Gabriela Inácio por compartilharem suas experiências ao longo dos nossos encontros