CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
.
Como alternativa a forma de custeio tradicional apareceu o sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing), segundo Ostrenga (1997). Através deste sistema pode-se analisar o processo de negócios como uma série de processos inter-relacionados e que estes processos são constituídos por atividades que convertem insumos em resultados. O ABC expressa este princípio, e a esse respeito, tem-se a oportunidade de desenvolvê-lo organizando todas as informações de custos por atividades (OSTRENGA, 1997).
Conforme mostrado na Figura vista logo abaixo, a forma de custeamento por atividades apresenta a identificação dos recursos às atividades geradoras dos custos consumidas por produto, ou por outros objetos de custo, utilizando-se direcionadores de recursos e atividades, dentro do processo produtivo (Boisvert, 1999).
Nesta forma de custeamento, a identificação dos custos às atividades é executada em todo o fluxo produtivo, ou seja, alocando os recursos às atividades, por direcionadores de custos, sem barreiras dos centros de custos, compreendendo todo o processo produtivo. A forma de custeamento é executada com o auxílio de direcionadores de recursos e direcionadores de atividades. Conforme Boisvert (1999, p. 64, 69), os direcionadores de recursos medem a utilização dos recursos pelas atividades determinando o custo das atividades consumidoras de recursos; e os direcionadores de atividades servem para identificar as atividades aos objetos de custos.
DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS DE CUSTEIO VBC e ABC
As formas de custeamento diferem na maneira como são transferidos os custos aos produtos, ou seja, que tipo de estrutura ou configuração apresentam dentro do processo de custeio. Na forma de custeamento por recursos, são alocados os custos variáveis ou diretos pela mão-de-obra direta e materiais utilizados por produto, já os custos fixos são rateados com os outros gastos ocorridos no período ou os custos indiretos que são os gastos gerais que necessitam ser rateados entre os produtos baseados no volume produzido.