Elemento de Competência No. 1.13 do ICBv3 da IPMA denominado "Custos e finanças"
O gerenciamento de custos do projeto é a soma de todas as ações necessárias para planejamento, monitoração e controle dos custos durante o ciclo de vida, incluindo-se a avaliação do projeto e as estimativas dos custos nas primeiras fases.
O gerenciamento de custos do projeto faz estimativas dos custos de cada um dos pacotes de trabalho, dos subsistemas, de todo o projeto e estabelece o orçamento para o projeto inteiro. Também envolve a comparação dos custos planejados com os reais incorridos em vários pontos do projeto e a estimativa dos restantes, bem como a atualização das estimativas de custos finais. Os custos das entregas devem ser mensuráveis e calculáveis, e aqueles de quaisquer alterações devem ser calculados, acordados e documentados.
Os custos do projeto devem incluir uma distribuição apropriada para os itens de despesas gerais, como, por exemplo, os serviços de escritório e de apoio. O orçamento do projeto deve incluir uma quantia de dinheiro que é guardada de reserva para se financiar incertezas, como, por exemplo, contingências, reclamações ou custos extras. Os fundos também podem ser disponibilizados para se cobrirem resultados favoráveis, como, por exemplo, o gerenciamento de riscos bem-sucedido ou a concretização de oportunidades.
O gerenciamento do projeto, do programa e do portfólio pode contribuir para a análise das novas operações e da situação dos custos de manutenção após o fim dos projetos e programas. Durante o ciclo de vida do projeto, a distribuição dos itens de custos ou as verdadeiras contas operacionais podem ser um problema.
A quantidade de trabalho paga deve ser consistente com o que o projeto tem de fato entregue e com os termos contratuais de pagamento acordados. O gerenciamento de projetos aplica métodos para se monitorar, verificar e compreender o estado real da entrega, que trabalho deveria ser faturado e o uso real dos recursos (como cobrança de subempreiteiros e apontamento de horas). Esta é a base para os relatos e controles dos custos do projeto.
Deve haver fundos (uma folga ou contingência) disponíveis para exigências inesperadas durante o ciclo de vida do projeto. Quando usados, os adiantamentos precisam ser manuseados com cuidado especial.
Fonte: IPMA, 2006. IPMA Competence Baseline