O Falso Controle versus o Controle Profissional
Em uma grande quantidade de empresas, ainda hoje, as pessoas são induzidas a acreditarem que basta existir acompanhamento (registro) que já existe controle. Isso não é verdade, e um exemplo típico disso são formulários como os de CONTROLE DE VEÍCULOS, muito comuns nas empresas deste tipo.
Nestes tipos de formulários, tem-se campos para o motorista ou o porteiro anotar a quilometragem na saída e no retorno, bem como para anotar o total de litros de combustível a cada novo abastecimento. Ao final da semana, ou quinzena ou mês, o motorista entrega estes registros com sua assinatura para o Chefe, que por sua vez, "dá uma olhada" e arquiva o formulário. Rapidamente tem-se pilhas destes registros, que geram pilhas de arquivo morto.
Se você perguntar ao motorista se há controle na sua firma, ele vai dizer que sim, mas na prática, o que existe é somente acompanhamento. Há registro de tudo o que ele faz de relevante, mas não se usa para nada.
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------- FORMULÁRIO NÃO CONTROLA NADA, O QUE CONTROLA É O HOMEM. No máximo, um formulário pode ser de APOIO AO CONTROLE. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
No exemplo do "Controle de Veículos" citado, pode-se ter um formulário de Apoio ao Controle de Veículos quando neste formulário forem incluídos campos para que sejam incluídas as metas ou padrões de operação esperados para o veículo, ou seja, seu plano de trabalho:
- quilometragem por litro: 7,8 km/l
- quilometragem por mês: 2400 km
e, ainda, forem incluídos campos que apresentem os cálculos das diferenças entre previsto e realizado, para que se saiba avaliar com facilidade a INTENSIDADE DO DESVIO em relação ao plano, e dar o sinal de alerta para que o gerente saiba que precisa tomar alguma ação corretiva. Com este exemplo acima, fica claro que na grande maioria das ocasiões, as chefias estão exercitando o FALSO CONTROLE, como se explica esquematicamente a seguir:
O que deveria existir nas empresas é o controle detalhado a seguir, que segue o ciclo do PDCA numa linguagem simples.