|
Fase 3: Cálculo dos Desvios e Análise de Suas Consequências |
Uma vez conhecido o que se passou no último ciclo de execução dos serviços, é importante que se procure conhecer:
-
-
- os DESVIOS entre o previsto e o realizado, e;
- qual o futuro previsto para o projeto se nenhuma ação corretiva for tomada (ou seja, quais as CONSEQUÊNCIAS do que foi executado no futuro do projeto).
A obtenção dos DESVIOS deve ser algo simples, se o sistema de informações do projeto for adequado. Os softwares Gerenciadores de Projeto são um ambiente propício para este tipo de trabalho, tendo inclusive relatórios pré formatados para apresentar todos os tipos de desvios que tipicamente interessam a um Gerente de Projeto.
Conhecer os desvios maiores do que as tolerâncias normais é conhecer AS ÁREAS CRÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO e que irão demandar ações corretivas.
Para facilitar a análise da situação atual, com os desvios detectados, é de grande valia conhecer as consequências destes desvios no andamento do projeto. Isso significa recalcular o cronograma de atividades (rede Pert/CPM), de modo a que os eventuais atrasos ou adiantamento de atividades sejam levados em conta e se tenha uma fotografia real das suas CONSEQÜÊNCIAS a nível do cronograma. Outros relatórios informarão também as conseqüências a nível de recursos e de custos.
No passado, os gerentes de obra tinham dificuldade em executar esta projeção pois lhe faltavam ferramentas para isso: os seus cronogramas eram estáticos desenhados no papel e sem possibilidade de recálculo rápido. Hoje, com o auxilio de programas de Gerenciamento de Projeto, o gerente do empreendimento pode ter o seu Plano todo recalculado com grande facilidade e deste modo pode visualizar imediatamente quais as CONSEQUÊNCIAS futuras do que não foi realizado como previsto.
O esforço de conhecer o desempenho do que foi realizado tem o grande mérito de permitir a IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS antes que eles cresçam e tornem-se sérias ameaças ao sucesso do trabalho.
xxxx |
| Fase 4: Reprogramar ou Replanejar os Serviços |
Conhecidos os Desvios e suas prováveis consequências, compete ao Gerente do Projeto e sua equipe, detectar suas causas e propor soluções alternativas via REPROGRAMAÇÃO ou REPLANEJAMENTO (detalhado nas duas próximas ABAS dessa Sala.
A decisão de que soluções implementar compete ao Gerente do Projeto, com o apoio de sua equipe.
Sempre que possível é importante valer-se dos meios disponíveis ao Gerente para melhor analisar as alternativas propostas e escolher a mais adequada. Neste sentido, novamente os softwares de Gerenciamento de Projetos podem ser uma ferramenta bastante valiosa para o Gerente.
Isto porque estes softwares podem e devem ser usados para SIMULAR AS ALTERNATIVAS propostas quanto a prazos, recursos e custos, facilitando a escolha daquela mais adequada.