|
EXEMPLO DE REPROGRAMAÇÃO |
Na figura abaixo é reproduzida a figura mostrada na Aba anterior, que mostra o cronograma do projeto após ter sido ATUALIZADO com as informações do que aconteceu na semana anterior. A título de lembrança, as atividades 2 e 4 foram realizadas como previsto, mas a atividade 5 - Realizar Levantamentos, apesar de iniciada no prazo, só foi realizada pela metade (50% realizada). A atividade 6 - Arquivar Documentos, que era para ter sido concluída, na prática a medição indicou que não foi realizada (notar que não é atividade crítica no Plano Base).
Esses diversos atrasos levaram a data de entrega a ser atrasada como indicado na linha 13 - Trabalho concluído. O losango branco representa a data meta do Plano Base e o losango preto, a data de entrega calculada ao atualizar os dados do projeto. O desafio do gerente é definir ações corretivas para colocar o projeto de novo nos trilhos, terminando quando devia terminar.
O gerente desse projeto, ao ver o Gantt acima, que mostra o resultado do Check = Verificar, percebe que existem algumas alternativas de como executar as atividades remanescentes de modo a ainda terminar o projeto no prazo. Primeiro ele analisa as atividades 5 - Realizar Levantamentos e a 6 - Arquivar Documentos e percebe que se a equipe trabalhar além das 8 horas diárias previstas, elas conseguem ser antecipadas um pouco. Como as férias coletivas se aproximam (veja que o cronograma mostra o mês de dezembro e note que existe um espaço com uma área mais escura, marcando o período de férias coletivas). O gerente conversa com os executores dessas atividades e negocia para que usem o banco de horas para antecipar o prazo calculado na fase de "verificação". Eles concordam e assim, o cronograma tem essas duas atividades reprogramadas para terminar um pouco antes do que a atualização dos dados estava indicando.
Mas isso ainda não resolve o atraso. O gerente então analisa as atividades 8 - Elaborar Relatório e 9 - Figuras e Tabelas para o Relatório e verifica que no Plano de Base as atividades seriam feitas em meio período, visto que os executores participam de dois projetos simultaneamente. O gerente identifica que projeto é esse e vai conversar com o gerente do outro projeto. Como as atividades do outro projeto não eram do caminho crítico, ele ajusta com o seu colega que os executores atuarão em tempo integral no primeiro dia e ficarão liberados no segundo dia, para atender o outro projeto. Assim, a duração dessas duas atividades podem ser reprogramadas de 2 para 1 dia de duração.
A figura abaixo mostra o resultado da implementação das ações acima descritas, nesse exemplo de como realizar uma reprogramação.
Notar que a linha verde representa a data da medição: tudo que está à esquerda no Gráfico de Gantt é passado, tudo que está à direita, é futuro.
Com essas informações das reprogramações digitadas no cronograma montado em MS Project, o gerente consegue fazer o projeto VOLTAR a ser concluído dentro da meta do Plano Base sendo perseguido. Esse cronograma reprogramado passa a ser a referência para a execução dos serviços remanescentes.
Note que o Plano de Base é mantido e o projeto vai gradualmente recuperando o atraso, com as reprogramações introduzidas nas atividades remanescentes do projeto.