Blog do site

Todo o mundo

 

Obrigado ao Prof Arthur Medeiros pelas fotos da minha palestra na 12a Semana Acadêmica de Engenharia Civil da Federal University of Technology - Parana, que contou com a presença de estudantes de eng. civil de todas as turmas do curso (1o ao 5o ano).

Foi uma honra poder ministrar a palestra de encerramento do evento no dia 08/nov/19.

Apresentei dicas de atividades e atitudes que podem ajudar a turbinar a carreira dos alunos durante e depois de formados.

Eng Silvio Wille em Palestra na UFTPR novembro 2019

[ Modificado: quinta, 21 Nov 2019, 19:43 ]
 
Todo o mundo

 

Lançada nova turma do MBA de Gestão de Projetos da UFPE, em Recife, com inscrições até 05/dez/2019.

Como nas turmas anteriores, serei o professor da disciplina de "Elementos de Competência do Gerente de Projetos".

As minhas aulas são conduzidas via simulações e representações de "Situações de Projeto", onde os alunos analisam situações típicas do dia a dia de um gerente de projetos e escolhem quais competências serão as primeiras a serem utilizadas na sua solução.

Os frameworks de competências que utilizarei nas aulas serão o Project Management Competency Development Framework (PMCDF) do PMI e  o Individual Competence Baseline for Project Management da IPMA.

O link descrevendo o MBA é http://www.dep.org.br/cursos/curso.php?curso=2

[ Modificado: quarta, 20 Nov 2019, 18:38 ]
 
Todo o mundo

PALESTRA: Para Arquitetos e Engenheiros Civis: A atuação no Gerenciamento de Projetos e Obras Civis

Conversei com quase 150 alunos de engenharia e arquitetura/urbanismo sobre as trajetórias e interfaces profissionais dos arquitetos e engenheiros civis ao atuar no Gerenciamento de Projetos e Obras Civis

Foi no dia 25 outubro 2019 das 19:20 as 21:00 horas em Pato Branco, PR graças ao apoio do Prof. de Arquitetura Eduardo Cecco e do coordenador do Núcleo de Engenharias, Agronomia e Arquitetura (NEA) da Mater Dei, Prof Vitor Guerra.

[ Modificado: quarta, 30 Out 2019, 13:44 ]
 
Todo o mundo

Na noite de ontem, dia 23 set 2019, realizei nova palestra sobre "Estratégias para Potencializar a Sua Carreira - Para Universitários" no primeiro dia da Semana Acadêmica da UNIOPET, em Curitiba/PR, com a presença de quase 100 alunos dos cursos de engenharia.

Nela eu apresentei inúmeras dicas de como os alunos podem melhor desenvolver as competências demandadas pelo mercado de trabalho do futuro DURANTE o período da graduação. Veja algumas delas: - Dicas de como agir durante os estágios - Dicas de como escolher o tema do TCC - Dicas sobre desenvolvimento de competências comportamentais nas atividades da graduação, - Dicas sobre administrar o tempo - Dicas sobre fazer intercâmbios e programas de trabalho - Dicas sobre construir a sua rede de relacionamentos - Dicas sobre construir a sua marca desde já - Dicas para fortalecer os "músculos" das suas competências.

Obrigado a todos que prestigiaram a palestra, e em especial ao Prof. Fabiano Romanel - pelo convite - e aos alunos que responderam em tempo real as pesquisas que fui fazendo online - vocês ajudaram a deixar a palestra mais participativa!!!

 
Todo o mundo

Nesta última terça feira eu participei de novo encontro do GRUPO DE ESTUDOS voluntário no Guia PMD Pro. Este guia é voltado para a profissionais que atuam em projetos sociais, na área de gerenciamento de projetos. PMD PRO foi produzido pela PM4NGOs.

O objetivo do grupo, formado na sua quase totalidade por profissionais da ASID Brasil, é obter a certificação internacional do PMD PRO.

Estou gostando demais dos encontros, pois além do estudo do guia propriamente dito, ele é recheado de relatos de situações e experiências em projetos sociais. Como minha experiência principal é em projetos de entidades com fins lucrativos, entrar no mundo de projetos sociais, ONGs, etc tem trazido muitos novos conhecimentos.

Uma coisa já está muito clara para mim: estas entidades precisam de voluntários não apenas para implementar as ações sociais, mas também - e muito - para gerenciar os projetos de ações sociais!!!

Agradeço a Caroline Ananias Ferronato, o Flavio Santos, a Mariana Barth T. Pasin e s Gabriela Inácio por compartilharem suas experiências ao longo dos nossos encontros

 
Todo o mundo

No período das 19 às 22 horas desta terça feira realizei a minha segunda palestra do dia 27/agosto. Foi na Semana Acadêmica de Engenharia Civil e que contou com a adesão de mais de 60 alunos do 1o até o 5o semestre da Univille University.

Nela eu apresentei inúmeras dicas de como eles podem melhor desenvolver as competências demandadas pelo mercado de trabalho do futuro DURANTE a graduação. Veja algumas:

- Dicas para usar nas aulas e trabalhos acadêmicos

- Dicas de como agir durante os estágios

- Dicas de como escolher o tema do TCC

- Dicas sobre desenvolvimento de competências comportamentais

- Dica sobre administrar o tempo

- Dicas para reunir evidências do você realiza no dia a dia

- Dicas sobre fazer intercâmbios e programas de trabalho

- Dicas sobre construir a sua rede de relacionamentos

- Dicas sobre a necessidade de contar ao mundo que você existe

- Dicas sobre como montar seu perfil no Linkedin

- Dicas sobre como escolher fotos e imagens pessoais

- Dicas sobre construir a sua marca desde já

- Dicas do que evitar ao publicar nas redes sociais

- Dicas para fortalecer os "músculos" das suas competências.

A palestra também contou com a presença de professores do curso de engenharia civil. Obrigado a todos por prestigiarem a minha palestra.

 
Todo o mundo

Nesta terça feira dia 27 agosto 19 tive a oportunidade de realizar palestra na Universidade do Estado de Santa Catarina em Joinville durante a Semana de Eventos Especiais.

Tratei do tema "Estratégias para Potencializar a sua Carreira - Para Universitários".

Foi contagiante o interesse dos mais de 50 alunos que lotaram a sala de aula e que participaram ativamente, inclusive respondendo online (em tempo real), as pesquisas que fui fazendo durante o transcorrer da palestra, pedindo feedback imediato sobre os assuntos tratados. Agradeço ao Prof Wagner Minikowski pelo convite e ao aluno Kevin Ribeiro por organizar o agendamento da palestra.

[ Modificado: quarta, 28 Ago 2019, 15:47 ]
 
Todo o mundo

Graças ao gentil convite do Eng. e Prof. Fabiano Romanel, tive a grata satisfação de apresentar o PMI - Project Management Institute bem como o PMBOK 6a Ed. e sobretudo, o PMBOK Construction Extension, aos alunos de engenharia civil da Uniopet de Curitiba, PR. A palestra da ordem de 3 horas de duração fez parte do curso de Planejamento e Controle de Obras.
A turma participou ativamente da palestra, inclusive respondendo enquetes sobre o tema apresentado com visualização em tempo real dos histogramas das respostas de todos da turma. Para isso utilizamos a plataforma da nossa Academia de Projetos de Vida e Carreira. Gostei bastante da turma e desejo sucesso na sua futura vida profissional.
Como acabamos não fazendo uma foto da aula, ilustro este post com a foto da mensagem de Winston Churchill que aparece em destaque num dos corredores da Uniopet da Av. Getúlio Vargas.

[ Modificado: quarta, 21 Ago 2019, 19:08 ]
 
Todo o mundo

O Prof Vitor Guerra me propiciou uma excelente acolhida na visita que fiz na última semana, para conhecer o curso de engenharia civil da Faculdade Mater Dei de Pato Branco, PR.
Além de visitar muitos dos 22 laboratórios equipados e salas de aula modernas, conheci o principal diferencial do curso, que é o Escritório Modelo de Engenharia Civil - local onde a prática profissional pode ser realizada ainda na formação acadêmica.
Conheci também o excepcional modelo de avaliação da realização dos estágios obrigatórios do curso, que auxilia o aluno e as empresas e melhor aproveitar a experiência do estágio.
Isso tudo significa que a Faculdade Mater Dai está trabalhando intensamente para levar uma boa formação aos seus alunos de engenharia civil. Parabéns pelo bom trabalho sendo realizado!!

Eng. Silvio Wille,
Mentor da Academia de Projetos de Vida e Carreira.

[ Modificado: segunda, 12 Ago 2019, 08:24 ]
 
Todo o mundo

É com satisfação que divulgamos que o mentor da nossa Academia de Projetos de Vida e Carreira acabou de receber do PMI do Paraná o seu "Certificado de Participação" no 4a Ciclo do Programa de Mentoria do PMI-PR. Silvio Wille articipou desta iniciativa como Mentor Voluntário do PMI. Este programa tem agregado valor à vida e carreira de inúmeros associados do Capítulo Paraná. Bola para frente! #gerenciamentodeprojetos #voluntariado #certificado