5. Fase 4: AGIR => Reprogramar ou Replanejar os Serviços
| xxxx |  |
Fase 4: AGIR => Reprogramar ou Replanejar os Serviços
|
Conhecidos os Desvios e suas prováveis consequências, compete ao Gerente do Projeto e sua equipe, detectar suas causas e propor soluções alternativas via REPROGRAMAÇÃO ou REPLANEJAMENTO (detalhado nas duas próximas ABAS dessa Sala.
A decisão de que soluções implementar compete ao Gerente do Projeto, com o apoio de sua equipe.
Sempre que possível é importante valer-se dos meios disponíveis ao Gerente para melhor analisar as alternativas propostas e escolher a mais adequada. Neste sentido, novamente os softwares de Gerenciamento de Projetos podem ser uma ferramenta bastante valiosa para o Gerente.
Isto porque estes softwares podem e devem ser usados para SIMULAR AS ALTERNATIVAS propostas quanto a prazos, recursos e custos, facilitando a escolha daquela mais adequada.
Os gerentes devem entender claramente as opções Reprogramar e de Replanejar:
-
-
- REPROGRAMAR OS SERVIÇOS significa alterar a execução dos serviços futuros previstos no planejamento, sem alterar o Plano Base, de modo a recuperar os desvios havidos na execução do Plano. Ou seja, são feitas mudanças na maneira de "atacar" o projeto, mantendo-se as metas de escopo, prazo, custos, qualidade, etc.
Assim, todo gerente deve entender que Reprogramar é um ato normal e rotineiro de CONTROLE.
- REPLANEJAR OS SERVIÇOS significa alterar o próprio Plano Base para reproduzir uma nova condição de Plano, visto que o anterior ficou inexequível. Deve-se negociar novas metas com o cliente, pois não se consegue mais atingir as metas do Plano Base.
A ação de replanejar deve ser sempre a última ação de controle que o gerente deve buscar. Se acontecer, os replanejamentos devem ser em um número mínimo.
Para mudar de página deste "livro" clique na seta para a esquerda (voltar) ou
a direita (próxima), logo aqui embaixo (seta fininha da cor azul).