As Quatro Etapas do Ciclo de Planejamento e Controle do Projeto
Na administração POR PROJETO, existem quatro grandes etapas ou fases que PRECISAM ser cumpridas para se garantir que os seus objetivos serão alcançados com SUCESSO:
-
-
- Fase 1: PLANEJAMENTO DA EXECUÇÃO
- Fase 2: EXECUÇÃO PERIÓDICA com o adequado REGISTRO DO OCORRIDO
- Fase 3: CÁLCULO DOS DESVIOS E ANÁLISE DE SUAS CONSEQUÊNCIAS NO FUTURO
- Fase 4: REPROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS para eliminar os desajustes (desvios) no que já foi executado, ou REPLANEJAMENTO, quando a reprogramação não tiver mais condições de garantir o cumprimento do plano original (É a última ação de controle)
Pode-se resumir o que foi apresentado acima, dizendo que devem existir as seguintes fases no ciclo geral de planejamento e controle de um projeto:
-
-
- a fase do PLANEJADO
- a fase do EXECUTADO e com os devidos REGISTROS
- a fase do CÁLCULO DOS DESVIOS E ANÁLISE DE SUAS CONSEQUÊNCIAS
- a fase do REPROGRAMADO ou REPLANEJADO
O Ciclo PDCA
O ciclo apresentado por Dr. Shewhart, de Plan (Planejar) > Do (Fazer) > Check (Verificar) > Act (Agir) foi aplicado por Deming dentro de um contexto de um Ciclo de Melhoria. O ciclo PDCA é hoje parte fundamental de qualquer trabalho em Qualidade. (Kerzner, 1995, p. 1043)
O PDCA se constitui na prática em um método de gestão . Desta forma ele é um caminho para atingir as metas que venha a ser estabelecidas para o Gerente. No Gerenciamento da Qualidade ele é exaustivamente aplicado tanto direcionado para o esforço de manter a qualidade, como também, para o de melhorar a qualidade.
O ciclo PDCA e o Ciclo de Planejamento e Controle de Projetos na prática trabalham com os mesmos conceitos de Shewhart:
-
- a fase do PLANEJADO equivale à fase de “PLAN” (Planejar)
- a fase do EXECUTADO e com os devidos REGISTROS equivale à fase de “DO” (Executar);
- a fase do CÁLCULO DOS DESVIOS E ANÁLISE DE SUAS CONSEQUÊNCIAS equivale à fase de “CHECK” (Verificar); e
- a fase do REPROGRAMADO ou REPLANEJADO equivale à fase de “ACTION” (Agir)

Terminado o planejamento e iniciada a implementação, o ACOMPANHAMENTO e CONTROLE do andamento do Projeto/Obra/Empreendimento torna-se CRUCIAL para que se possa concluí-lo com SUCESSO.
Na maioria das vezes nem tudo vai ocorrer como se planejou. Um ACOMPANHAMENTO cuidadoso do executado permite que se possa, a qualquer hora, ter uma FOTOGRAFIA (dizendo "estou assim") adequada do que já foi feito até o momento.
O planejamento mostra o que se pretende fazer. O acompanhamento mostra O QUE FOI FEITO. Se forem colocados LADO A LADO, eles evidenciam as situações em que o desejado e o realizado apresentaram variações, ou seja, DESVIOS, permitindo identificar as situações em que a execução saiu do caminho originalmente traçado, e portanto, onde AÇÕES DE CONTROLE devem ser implementadas para deixar o trabalho de volta no rumo originalmente previsto.
|
Portanto, a finalidade do acompanhamento e do controle é a de manter os trabalhos na direção dos objetivos e do plano fixado.
|