Conhecendo quem são/serão as PARTES INTERESSADAS no negócio e nos empreendimentos

Gerenciar as partes interessadas no projeto/empreendimento, também chamadas de partes envolvidas, é uma competência técnica do Gerente de Projetos/Empreendimentos.

As partes interessadas são grupos ou pessoas que estão interessados no desempenho  e/ou sucesso do projeto. Inclui quem está engajado no projeto. Todas as partes interessadas podem influenciar o projeto de modo direto ou indireto. Os interesses das próprias partes interessadas, a maturidade organizacional no contexto do gerenciamento de projetos, as práticas de gerenciamento de projetos, os padrões, as questões, as tendências e o poder exercem influência na forma pela qual o projeto é concebido e desenvolvido.

Fonte: IPMA, ICBv3


    Partes interessadas: terminologia ISO adotada na referência bibliografia IPMA ICB versão 3.
    Stakeholders: um sinônimo usado para partes interessadas.
    Cliente: também usado no texto para identificar um subgrupo de partes interessadas.


O gerente de projetos precisa identificar todas as partes interessadas, suas diferentes aspirações e ordená-las em função do grau de importância do projeto. O gestor de projetos precisa ser diligente para preservar as perspectivas das partes interessadas e das pessoas que as representam, especialmente  para o caso de que mais partes interessadas sejam envolvidas no projeto ou caso ocorra(m) alteração(ões) significativa(s). Neste último caso o gerente de projetos precisa considerar quais serão as possíveis consequências (ou impactos) sobre o projeto e assegurar que as partes interessadas recentemente agregadas, ou seus representantes, também sejam informados.

Considerar este elemento de competência incrementará as chances de o projeto ter um resultado bem-sucedido. O projeto é limitado pelo seu contexto e deve ser ajustado em função das necessidades das partes interessadas. Suas expectativas também devem ser gerenciadas.

A fim de ajudar o gerenciamento  das partes interessadas o gerente de projetos pode desenvolver redes de relacionamento internas ou externas, formais ou informais, entre as quais aquelas associadas ao projeto (p. ex.: companhias, agências, gerentes, especialistas, empregados, formadores de opinião).

 A identificação pode ser direta (aqueles signatários ou designados) ou interativa (feita à medida que a fase de iniciação evolui) ou, ainda, explícita ou implícita.

O PMI - Project Managemente Institute que publicou o Guia do Corpo de Conhecimento no Gerenciamento de Projetos - que para nós são os empreendimentos/obras (PMBOK, 6a Edição) trata o gerenciamento das Partes Interessadas, declarando que:

"O gerenciamento das partes interessadas do projeto inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas, seu impacto no projeto e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e na execução do projeto. Os processos apoiam o trabalho da equipe do projeto para analisar as expectativas das partes interessadas, avaliar o grau em que afetam ou são afetadas pelo projeto, e desenvolver estratégias para envolver com eficácia as partes interessadas em apoio a decisões, ao planejamento e à execução do trabalho do projeto."

Os processos de gerenciamento das partes interessadas do projeto previstos pelo PMI no PMBOK 6a (página 503 da edição em português) são:

  1. Identificar as Partes Interessadas —O processo de identificar regularmente as partes interessadas do projeto e analisar e documentar informações relevantes sobre seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial no sucesso do projeto.
  2. Planejar o Engajamento das Partes Interessadas—O processo de desenvolvimento de abordagens para envolver as partes interessadas do projeto, com base em suas necessidades, expectativas, interesses e potencial impacto no mesmo.
  3. Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas—O processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender suas necessidades e expectativas, lidar com questões e promover o engajamento das partes interessadas adequadas.
  4. Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas—O processo de monitorar as relações das partes interessadas do projeto e adaptação de estratégias para engajar as partes interessadas através da modificação de planos e estratégias de engajamento.

Última atualização: segunda, 1 mar 2021, 17:42