O BUSINESS CASE (Caso de Negocio) e seu relacionamento com o NEGÓCIO geral da EMPRESA
O gerenciamento do caso de negócio fornece informações sobre as diferenças entre o progresso atual e planejado relativamente a todos os principais fatores de produção e de resultados esperados. Isto proporciona:
- A gestão do negócio, seus aspectos legais e as informações necessárias para controlar o projeto ou programa;
- As informações necessárias para o gerenciamento de portfólio administrar o alinhamento estratégico e coordenar todos os projetos e programas;
- As informações necessárias a outros departamentos para planejar suas atividades relacionadas ou dependentes do projeto ou programa.
O planejamento e reporte são os meios mediante os quais todos sabem e entendem o que o projeto ou programa vai entregar, o que deve ser feito por quem, quando e como o gerenciamento dos processos serão executados. Para o gerente de projetos é fundamental saber onde e dentro de quais limites ele está autorizado a tomar decisões e saber quando escalar questões ou reportar alterações.
O gerenciamento do risco destina-se a ser um sistema de alerta prévio para a organização, fornecendo informações oportunas e precisas para suportar intervenções gerenciais quando necessário. Juntamente com a identificação do risco, a equipe do projeto deverá sempre apresentar opções sobre a forma de reagir ao risco.
O gerenciamento de projetos deve dar um alerta antecipado para a alta gestão quando há a possibilidade de divergência entre o realizado e planejado que irá exceder os limites acordados. O gerenciamento de projetos deve fornecer estas informações o mais cedo possível para dar à gerência sênior tanto tempo quanto possível para obter informações adicionais e para decidir o que fazer. Isso se aplica especialmente às alterações em curso no escopo ou na funcionalidade pretendida que ocorrem durante o projeto, as quais são conhecidos motivos para fracasso do projeto.
A comunicação é necessária para manter todos alinhados. Uma parte interessada que não pertence à organização do projeto ou programa só pode obter informações por meio da comunicação. O gerente de projeto ou programa deve cuidar para que qualquer comunicação seja adequada para cada situação e o impacto pretendido. A comunicação no projeto deve representar uma boa mistura de formal e informal, regular e ocasional, de coleta e disseminação de informação. O gerente do projeto deve estar ciente das alterações na alta gestão e em outros grupos participantes que possam afetar o projeto.
O marketing do projeto em toda a empresa deve determinar a identidade e a importância dos projetos, programas e portfólios para desenvolver um espírito de equipe e ganhar visibilidade em nível superior.
Em um projeto, decisões tomadas repetidamente podem ter implicações legais e/ ou precisam ser tomadas dentro de um contexto legal. O gerente deve ter cuida- do para operar dentro da lei e ser capaz de reconhecer ou identificar quais atividades têm requisitos legais e quais princípios da lei são aplicáveis ao caso real.