Como os Processos de Gerenciamento de Projetos fazem INTERFACE com os negócios
No nível estratégico o negócio e o contexto legal são responsáveis pela criação de um ambiente no qual projetos possam ser eficazes. Isso inclui decisões sobre a forma como se organiza o trabalho dos projetos e programas, como a contabilização dos custos e receitas é definida, como a alocação e o desenvolvimento de recursos de projeto são organizados e como um projeto reportam e comunicam à gestão superior para garantir o controle e alinhamento com as necessidades do negócio.
Em nível tático o negócio e o contexto legal estão ligados a um projeto por meio do caso de negócio. O plano de negócio determina o que se espera a partir do programa ou projeto em termos de custos, riscos aceitáveis e receitas, a funcionalidade exigida dos resultados, o horizonte de tempo e os recursos necessários. Aqui a articulação com outros departamentos deve ser clara: do que o projeto necessita destes departamentos e o que eles podem esperar quando o projeto fornece entregas.
Em nível operacional a organização permanente tem que definir os requisitos de negócio das entregas do projeto. Também tem que garantir que ela está pronta para testar os resultados para aceitação e transferência para a empresa e explorar os resultados para alcançar as receitas projetadas.
Três grupos relevantes na organização de um projeto/empreendimento:
A organização de um projeto deverá refletir os grupos relevantes participantes em seu gerenciamento, bem como na sua execução e controle. Em todos os casos deve haver três diferentes papéis: o proprietário/patrocinador, que é responsável pelo plano de negócio; o(s) fornecedor(es), que tem/têm que cuidar dos recursos necessários, incluindo a oferta de competências necessárias; e o(s) usuário(s), que tem/têm que trabalhar com os resultados e entregar os benefícios.
Em vários papéis poderá haver mais de uma pessoa representando diferentes grupos participantes. O papel do proprietário/patrocinador, no entanto, deve ser atribuído a uma só pessoa.