Cadastros gerais do ERP que tipicamente interagem com o qualquer módulo de orçamentação de obra
ERP - Enterprise Resource Planning é o nome genérico dado para os softwares integrados de gestão de empresas.
Cadastros da empresa (gerais)
- 1º. Cadastro de fornecedores
- 2°. Cadastro de insumos
- 3°. Cadastro do(s) plano(s) de contas geral (padrão)
- 4°. Cadastro de composição de custos (serviços)
Os processos de um ERP devem funcionar integrados, como por exemplo:
Orçamento->compras->ordem de compra-> contas a pagar->
->apropriação de us o-> controle custos e quantidades->orçamento
Cadastros dos sistemas de orçamento (ERP e sistemas específicos)
1º Cadastro geral de insumos:
a) Necessária a constante a codificação de insumos
b) Atributos de cada insumo
-
- Famílias de insumos
- Características
- Restrições de uso/compra/etc.
2º Cadastro de fornecedores
3º Cadastro - plano de contas do orçamento
Objetivo(s) do plano de contas geral – representar o processo de decomposição do trabalho de realizar a obra, possibilitando designar durações, recursos/insumos e seus respectivos custos para cada atividade ou família de atividades constante no plano.
Envolve:
-
- A escolha de um PC – Plano de Contas representativo
- Integrar o plano de contas com os demais sistemas da cia
A personalização dos cadastros para cada obra envolve a individualização de:
- Cadastro de fornecedores
- Cadastro de insumos
- Cadastro do(s) plano(s) de contas geral (padrão)
- Cadastro de composição de custos (serviços)