Cálculo do Custo da Obra via o seu Orçamento

Ver

CÁLCULO O CUSTO DA OBRA utilizando-se software específico para orçamentação de obras:

A) ENTRANDO COM OS DADOS FÍSICOS DA OBRA NO SOFTWARE DE ORÇAMENTO:

A entrada de dados pode ser ou por

1. Captura via sistema integrado com CAD e/ou BIM, 

2. Leitura de arquivo tipo excel ou similar configurado dentro do padrão de entrada de dados do software de orçamentos sendo usado, ou por

3. Digitação dos dados

B) CALCULANDO O ORÇAMENTO DA OBRA

Com os dados digitados no software de orçamento, parte-se para a obtenção (cálculo) do orçamento.

Todo o esforço é feito para obter o CUSTO da obra da forma mais coerente e correta possível.

As escolhas dos métodos construtivos (que determinam quais fichas de composição de custo unitárias serão usadas), a validação dos coeficientes de consumos das fichas, a obtenção dos preços unitários de compra (aquisição) dos insumos, e o levantamento das quantidades de serviços a serem executados devem ter sido tratados e resolvidos pela equipe responsável pela orçamentação.

C. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO CUSTO ORÇADO

Realiza-se uma análise de sensibilidade quando se alteram um ou mais valores das entradas do orçamento (como preços dos insumos, quantidades dos serviços, encargos sociais, etc ou dos parâmentos do orçamento (coeficientes de produtividade das fichas de composição de custo, ou o método construtivo a ser utilizado), visando identificar que impacto tem no preço dos serviços e da obra como um todo.

Desta forma, as simulações realizadas pela variação de valores de elementos tais como os coeficientes de consumo, as quantidades de serviços a executar e os preços unitários dos insumos, permitem que seja analisada a sensibilidade do custo à variações nos valores estimados para a obra.

Habitualmente analisam-se prioritariamente aqueles elementos (entradas ou parâmetros) que apresentem maior risco de não terem sido adequadamente estimados, ou que  possuam maior probabilidade de serem impactados por eventos aleatórios da natureza, de mercado, etc. 

Última atualização: segunda, 29 ago 2022, 18:46